segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Conclusão - Geovana Maria

Pode- se concluir que com a crescente economia voltada para o mercado (capitalismo), a produção de novos produtos é constante. A cada dia são criados milhares de produtos que visam o conforto das pessoas.
Em parte isso é algo muito bom, pois satisfaz a sociedade. Mas por outro é prejudicial a ela mesma, pois a maioria desses produtos causam danos à natureza. Pelo fato deles serem desenvolvidos através de reações químicas, que utilizam em grande parte, reagentes, solutos e solventes tóxicos e nocivos.
Em conta disso, foi criada pela Agência do Meio Ambiente dos Estados Unidos da América, a química verde, que é um projeto que visa a fabricação de novos produtos com os mesmos conforto aos clientes, porém que não causam consequências na natureza. Esse projeto disponibiliza que as indústrias fabricantes de produtos devem seguir 12 passos, na sua produção. Esses passos incluem basicamente a utilização de solventes, reagentes, solutos, recursos renováveis, catalisadores, entre outros meios, seguros, ou seja, que não prejudicam o meio ambiente.
Essas medidas devem ser tomadas, porque quando os produtos tóxicos e nocivos são liberados na natureza, muitas vezes ela não consegue degrada-los, pelo fato de serem produtos novos, criados pelo ser humano e desconhecido por ela, criando, assim, certa dificuldade de recicla-los. Isso então gera um acúmulo desses produtos que vão ser eliminados da natureza, muitas vezes, por meio de queimadas, o que gera um desequilíbrio no ciclo biogeoquímico do carbono, que vai ser eliminado em grande parte, prejudicando a camada de ozônio e a respiração dos seres vivos, através da poluição.
Em conta dessa preocupação, com o destino do lixo, foram criadas alternativas para resolver esse problema. As embalagens de alumínio, plásticos, papel, papelão e outros materiais estão sendo reaproveitado nas indústrias, o que contribui também, para o trabalho e melhor renda aos catadores, diminuindo o custo da coleta e esvaziando os aterros sanitários, as nascentes, os rios. Outro modo também é a utilização das minhocas  que  transformam toda matéria orgânica em decomposição.
Outra preocupação se dá, também na forma de obter energia. Existem várias fontes que proporcionam a liberação dessas, porém algumas usadas atualmente estão degradando seriamente o meio ambiente, que é a energia obtida através do petróleo e a obtida através do carvão mineral, ambos aumentam a poluição. 
Em consequência disso, há uma busca pela energia limpa, ou seja, que não liberem substancia nocivas ao meio ambiente, como é o caso da energia eólica, da biomassa, geotérmica e solar. Porém, o seu uso é algo que gera muito gasto econômico e ainda precisa de estudos avaliados para ser definida qual a melhor obtenção de energia das que são consideradas limpas, terminando assim, o uso das energias consideradas poluentes.
Além de todas essa medidas, ainda existem outros projetos, além desses, que proporcionam o "bem star" da natureza, como a casa do futuro,por exemplo. Ela foi desenvolvida por 26 designers, que avaliaram cada recurso natural que utilizamos, como a água, o ar e as formas de energia. Estes meios serão "produzidos" na propria casa, como por exemplo, o ar, que será corrigido, através de sistemas que terão na residencia, para que quando serem liberados, não atingirem altos de níveis de poluição.

Pode-se perceber, que há uma grande massa de substancias perigosas  sendo liberadas na natureza, porém com o crescente incentivo e consciencia das pessoas , formas de resolver esse problema estao sendo criadas, e se forem seguidas essas regras devidamente como são postas, nosso meio ambiente será muito mais verde, a poluição muito menor e assim uma vida muito mais saúdavel e tranquila para toda a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário