segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Reciclagem

Reciclagem nada mais é do que o reaproveitamento de materiais que já foram utilizados, sendo formados outros produtos voltando a ser consumido novamente. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a diminuição da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a diminuição da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.


A reciclagem serve apenas para materiais que podem voltar a sua origem novamente, como o alumínio, por exemplo, que mesmo sendo derretido pode voltar a ter a mesma característica antes de perder forma. Que é diferente de reaproveitamento, um grande exemplo disso é o papel que reciclado não é nada parecido com aquele que foi aproveitado pela primeira vez. Este novo papel tem cor diferente, textura diferente e gramatura diferente. Isto acontece devido a não possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e sim transformá-lo em uma massa que ao final do processo resulta em um novo produto de características diferentes.





No Brasil os recipientes para receber materiais recicláveis seguem o seguinte padrão:
Azul = Papel (jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel e etc.);
Vermelho = Plástico (garrafas PET, sacos plásticos, embalagens, sacolas de supermercados e etc.);
Verde = Vidro (potes de alimento industrializado, garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidros e etc.);
Amarelo = Metal (latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pastas, cobre, alumínio e etc.);
Preto = Madeira;
Laranja = Resíduos perigosos;
Branco = Resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde;
Roxo = Resíduos radioativos;
Marrom =  Resíduos orgânicos
Cinza = Resíduo geralmente não reciclável, misturado ou contaminado, não sendo possível de separação.


Cada vez mais os centros urbanos com grande explosão populacional têm apresentado uma grande quantidade de poluição perceptiva por todos, seja nas águas (como o rio Tietê, por exemplo) seja no solo ou no ar. E a forma mais viável de combater essa degradação ambiental é a reciclagem, que é uma campanha econômica e ambientalmente correta.  Então para melhor qualidade de vida, foi criados pontos de reciclagem chamados coleta seletiva, que na maioria dos bairros já existem, onde as pessoas separam seus lixos nas classes compostas e os descartam no local, que por meio de trabalhadores darão nova origem aos materiais ali deixados. Esse modo de preservação já é adotado por muitas empresas de forma que no custo final da mão de obra de um produto seja bem mais reduzido. Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.
Esse meio de sustentabilidade pode ajudar nós e o planeta de todas as formas, como na preservação do meio ambiente, diminuição da poluição do solo, da água e do ar, contribui para o uso racional dos recursos naturais repondo os que são possíveis de reaproveitamento, além disso, pode gerar muitos empregos principalmente nas grandes cidades, proporcionando uma melhor qualidade de vida para todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário